Procenge - Releases
Na mídia

Dinâmica no acesso à informação

Solução projetada com ênfase em controladoria permite maior transparência e rapidez à Unimed Grande Florianópolis

O processo de tomada de decisão requer uma visão holística do negócio (início, meio e fim). A partir disso, é possível saber em que momento a informação precisa estar disponível. Nessa perspectiva, uma ferramenta que disponibiliza a informação a qualquer tempo, para a tomada de decisões, pode fazer a diferença entre errar e acertar.

“Não há dúvidas de que a decisão correta pelo software de gestão é maior motivação dos gestores, na busca do apoio e segurança para melhorar a tomada de decisão em qualquer negócio”, afirma José Airton de Almeida, Analista de Negócios em TI da Unimed Grande Florianópolis (UGF).

A partir desta perspectiva, em 2010, a UGF implantou um sistema de gestão que respondeu às necessidades do negócio em diversas áreas: suprimentos/estoques, ativo fixo, financeiro (contas a pagar, aprovação de pagamentos, tesouraria, contas a receber, controle de adiantamentos com prestação de contas, integração bancária, fluxo de caixa) e contábil (lançamento online nas entradas e saídas em todos os processos). A ferramenta utilizada é o ERP Pirâmide, implementado pela Procenge.

 

“Quando se tem uma ferramenta que pode contribuir para a melhoria dos processos de negócio e quando há conhecimento do que ela lhe oferece, desde a proposta de configurações, passando pela dinâmica implícita no contexto da legislação vigente e dasnormas fiscais e tributárias, isso faz muita diferença no dia a dia da empresa. Por outro lado, amplia-se a possibilidade de que a ferramenta acompanhe a dinâmica de mudanças que o mercado impõe para o negócio, de forma que a empresa possa responder com rapidez e eficácia a essas demandas”, pontua Almeida.

As informações para a gestão da empresa também são produzidas por outros softwares de gerenciamento de processos de negócio que operam integrados com o sistema ERP Pirâmide. Essa necessidade também é atendida pelo ERP, ao oferecer uma interface que permite integrar clientes, títulos a receber, fornecedores, títulos a pagar, contabilização de custos assistenciais, que são os produtos da gestão assistencial dos planos de saúde. As integrações efetuadas com o ERP foram: Sistema de cobrança, Sistema de Gestão de Planos de Saúde (SGU – financeiro e contábil)e Sistema de Gestão de Pessoas – Folha de Pagamento (financeiro e contábil).

Como o sistema oferece uma dinâmica de controle na segurança e acesso à informação, quando um gestor tem acesso ao lançamento contábil, por exemplo, e deseja visualizar a informação em níveis operacionais, este poderá navegar no sistema chegando à origem dessa informação. Com isso, não há necessidade de solicitar um relatório de outras áreas, para saber a origem, quem solicitou, autorizou, aprovou, etc. Isso permite checar as normas administrativas e dá transparência para cada processo de forma rápida e online.

O nível de segurança proporcionado pela ferramento é alto porque foi projetada com ênfase em controladoria. “Todos os seus processos são integrados numa abordagem contábil de débitos e créditos, de forma que não é possível realizar saídas ou entradas, seja de numerários ou de produtos e serviços, sem que haja os desdobramentos contábeis correspondentes. Além disso, qualquer operação auditada tem sua consistência facilmente verificada ao longo de todo o processo”, explica José Luna, Diretor de Inovação & Produtos da Procenge.

Atualmente, o acompanhamento é feito por um gerente de negócios, que acompanha de perto todas as novas demandas e andamentos das atividades e pendências. Além disso, a UGF tem à disposição o suporte da Procenge, que atende em três canais distintos: Helpdesk online, Atendimento Telefônico e Whatsapp.

Aderência
O ERP Pirâmide é uma solução com um grande aderência às operadoras de plano de saúde, tendo hoje ampla presença na cooperativa Unimed, com mais de 100 empresas usuárias em todo o Brasil, Federação Minas, Unimed Santos, Unimed Presidente Prudente, Unimed Maceió, Unimed Recife e Unimed Manaus.