Selo ISO 9001

Uma década de Porto Digital

Publicada em 24/03/2010
Jornal do Commercio

Desde as décadas de 70 e 80, Pernambuco é referência no Brasil em tecnologia da informação. Estão aí empresas inovadoras como a Procenge e a Elógica para confirmar. Está aí também o Centro de Informática (CIn) da UFPE, reconhecido pela qualidade dos profissionais formados. Mas não se pode negar que foi na última década que o Estado ganhou impulso como polo de TI no País, servindo até de modelo para outras regiões. O marco dessa projeção é o Porto Digital, que comemora amanhã dez anos de criação.

A entidade veio agregar sob uma marca forte, e num mesmo espaço físico, as desenvolvedoras do produto que é tido como nossa grande vocação: software. Com recursos iniciais de R$ 33 milhões oriundos da venda da Celpe pelo governo estadual, o Porto Digital lançou suas âncoras no Bairro do Recife, atraindo posteriormente benefícios fiscais e investimentos de corporações multinacionais.

Hoje, comemora a marca de 130 empresas embarcadas, entre pequenas e médias softwarehouses locais e também gigantes como IBM, Motorola, Samsung e Microsoft. Somando-se os quatro mil trabalhadores que emprega e o faturamento de R$ 450 milhões que registrou no ano passado, pode-se dizer que o Porto tem tudo para vingar. Isso porque segundo o guru Silvio Meira, em entrevista recente, é preciso esperar 25 anos para dizer que um polo deu certo. A julgar pelas conquistas, a entidade está no caminho correto. Entretanto, ainda é preciso cumprir metas. Nunca é demais lembrar, por exemplo, que há dez anos o ITBC aguarda inauguração. O setor de TI também está bem longe de representar 10% do PIB do Estado, sonho dos idealizadores do Porto.

Para ajudar a pavimentar o caminho até lá, dois novos empreendimentos serão lançados amanhã: o Centro Vocacional Tecnológico Pilar e a Incubadora Cais, que complementarão a infraestrutura do polo. Ainda há muito bit para rolar nesse moinho digital.